Máquina Injetora Elétrica: Top 5 principais benefícios

máquinas injetoras elétricas

A máquina injetora elétrica está no mercado há décadas, e há muitos benefícios em utilizar elas.

Embora ainda existam aplicações para máquinas de moldagem por injeção hidráulica e híbrida padrão, muitos dos principais fabricantes de máquinas de moldagem por injeção estão focados principalmente na fabricação de todas as máquinas de moldagem elétricas.

Isto é especialmente verdade porque a tecnologia está constantemente avançando e as máquinas de moldagem elétricas anteriormente muito caras para construir uma tonelagem maior estão se tornando cada vez mais comuns.

É claro que o futuro da indústria está em todas as injetoras elétricas.

Aqui estão as 5 principais razões pelas quais faz sentido moldar com todas as máquinas de moldagem por injeção elétrica.

1. Limpeza (sem óleo hidráulico, sem vazamentos de óleo e derramamentos no chão)

Nenhum óleo é igual a nenhuma bagunça.
Ao comparar os tipos de máquinas de moldagem por injeção, existem máquinas de moldagem por injeção hidráulica padrão, máquinas de moldagem por injeção híbridas e todas as máquinas de moldagem por injeção elétrica.

As máquinas de moldagem por injeção hidráulica e híbrida padrão requerem óleo hidráulico para acionar o movimento de fixação e a unidade de injeção da máquina de moldagem.

Todas as injetoras elétricas utilizam servo motores elétricos para acionar todos os movimentos da máquina e não precisam de óleo hidráulico.
Todas as máquinas de moldagem por injeção elétrica não podem vazar óleo, porque elas não usam óleo. Seu chão de fábrica estará livre de vazamentos de óleo sujos e escorregadios, o que é um grande risco de segurança durante as trocas de molde.

Sem falar que você não terá mais que substituir o óleo hidráulico após o ciclo de vida de 2 a 5+ anos do óleo. O ciclo de vida do óleo depende se você funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana e também se a temperatura do óleo é alta, o que acelera a degradação.

É uma grande diferença ter que usar e não ter que usar óleo hidráulico.

Você nunca quer que o óleo contamine e prejudique sua área de produção, mas isso se torna um problema sério quando você está nas indústrias de embalagens de alimentos, moldagem médica ou salas limpas.
Nenhuma troca de óleo é igual a menos manutenção.
O ciclo de vida do óleo hidráulico em uma máquina depende muito das horas de uso e da qualidade da própria máquina.

Vimos alguns casos em que o óleo hidráulico ficou extremamente contaminado em apenas 6 meses de uso em uma máquina nova da concorrência.

Imagine ter que substituir o óleo a cada 6 a 12 meses, sem mencionar o custo do óleo, que pode ficar relativamente caro com máquinas maiores que requerem mais de 500 galões de óleo hidráulico.

Com nossas injetoras híbridas, vimos alguns de nossos clientes, que testam periodicamente a qualidade de seu óleo hidráulico, obter 5 ou mais anos de uso de seu óleo hidráulico.

No entanto, observe que o fabricante recomenda que o óleo hidráulico seja trocado a cada 3 a 4 anos, dependendo do horário de operação.
O ambiente de trabalho limpo e silencioso que você obtém com todas as máquinas injetoras elétricas as torna a máquina ideal para uso em embalagens de alimentos e moldadores médicos.

Você não terá que se preocupar com contaminação por óleo ao limpar sua instalação antes de uma auditoria na fábrica e envio de peças contaminadas para seus clientes.

2) Baixo consumo de energia da máquina injetora elétrica

máquina injetora elétrica

Ao contrário do seu nome, toda máquina injetora elétrica é extremamente eficiente em termos de energia.

Então, quanto gasta uma máquina injetora elétrica? quanto ela consome?

Se você comparar a execução da mesma peça e molde em uma máquina de moldagem por injeção hidráulica padrão com uma máquina de moldagem por injeção totalmente elétrica, verá uma economia de energia de 50% a 70% na maioria das aplicações.

Em uma máquina de moldagem por injeção hidráulica padrão, a bomba hidráulica está constantemente ligada quando a máquina está funcionando.

Ele precisa continuar funcionando para circular o óleo e está gerando calor enquanto a máquina estiver funcionando.

Por outro lado, como todas as máquinas de moldagem por injeção elétrica consomem eletricidade apenas quando os servo motores giram para acionar o movimento, grande parte do ciclo de produção é gasta em marcha lenta, especialmente durante a fase de resfriamento do seu ciclo

Todos os servo motores elétricos

As máquinas de moldagem por injeção hidráulica padrão têm uma ou mais bombas que geram pressão hidráulica e válvulas que direcionam a pressão para os mecanismos hidráulicos para aumentar a pressão com base nos movimentos necessários.

Todas as máquinas de moldagem por injeção elétrica não têm um motor elétrico central, mas usam motores elétricos individuais projetados para cada função que é necessária em toda a máquina, ou seja, abrir / fechar molde, injeção, recuperação e ejeção.

Isso significa que os motores podem ficar ociosos até que sua função específica seja necessária. Esta é uma comparação noite e dia com uma máquina de moldagem por injeção hidráulica padrão que tem que operar suas bombas continuamente, mesmo quando nada está acontecendo. Isso é especialmente aparente durante a fase de resfriamento.


Sem refrigeração hidráulica necessária na injetora

A economia de energia não termina com a máquina de moldagem por injeção. Com a eliminação do circuito da bomba hidráulica também vai a necessidade de resfriamento do sistema hidráulico.

Como todas as máquinas de moldagem por injeção elétrica não têm sistema hidráulico, elas não requerem refrigeração da máquina. O único resfriamento de que você provavelmente precisará é o molde e a garganta da alimentação.

Isso leva a uma economia adicional, pois você não precisará de linhas de água adicionais e autorizações para colocá-las.

Os chillers também consomem grandes quantidades de eletricidade e as torres de resfriamento consomem água, eletricidade e requerem manutenção frequente e planos mensais de tratamento de água.


Menos equipamento é igual a menos manutenção na máquina injetora elétrica

É muito comum que clientes que usam apenas a máquina injetora elétrica tenham apenas chillers em suas instalações.

Isso ocorre porque eles não precisam mais de um circuito de resfriamento de alta temperatura (85-95F) para suas máquinas, e apenas requerem o circuito de refrigeração de baixa temperatura (qualquer coisa abaixo de 80F, geralmente 55F) para seus moldes e gargantas de alimentação.

Ter menos equipamentos significa, obviamente, menos capital investido, menos custos de manutenção e manutenção, menos energia consumida e menos despesas gerais.

Economia geral de energia da planta

Todas as máquinas de moldagem por injeção elétrica também funcionam significativamente mais frias, porque não há calor sendo gerado por uma bomba hidráulica. As instalações de moldagem de salas limpas e médicas costumam ser climatizadas, o que significa que o sistema de ar condicionado não precisa trabalhar tanto para remover o calor da sala de moldagem, se a máquina for totalmente elétrica. Esta é outra razão pela qual os fabricantes de salas limpas e médicas usam quase exclusivamente todas as máquinas injetoras elétricas.

Pense em economia de longo prazo

Com base em todos os pontos acima, ao comparar uma máquina de moldagem por injeção hidráulica padrão de 390 toneladas com uma máquina injetora elétrica, há cerca de US $ 17.000 de economia anual na máquina totalmente elétrica. Este número representa a economia com base nos fatores atuais, mas só deve aumentar à medida que os custos de energia em todos os EUA e México estão constantemente aumentando.

Com manutenção e cuidados adequados, as máquinas de moldagem por injeção de qualidade devem durar mais de 20 anos. Isso significa que, ao considerar uma nova máquina de moldagem por injeção, você precisa pensar em 10 a possivelmente 20 anos à frente.

Certifique-se de comprar suas novas máquinas de uma empresa conceituada e estabelecida que fabrica seus próprios componentes, como placas, motores, sensores, disjuntores, contatores, cabos etc. Isso garante que você sempre terá acesso às peças de reposição.

3) Alta repetibilidade e precisão da máquina injetora elétrica

A precisão

De todos os tipos de máquinas injetoras, a máquina injetora elétrica tem a maior precisão e repetibilidade.
Isso pelo fato que essas máquina usam servo motores elétricos com 0.1mm =/- rotação para realizar seus movimentos.

Este tipo de movimento permite que o processo negue completamente as flutuações e imprecisões dos movimentos acionados pela pressão hidráulica e suas curvas de pressão inevitáveis.

Consistência na produção

As máquinas de moldagem por injeção hidráulica padrão experimentam constantemente variações em seus processos ao longo do ano e até mesmo ao longo do dia. Isso ocorre porque o clima está sempre mudando e afeta a temperatura e a umidade das máquinas. Conforme o óleo hidráulico esfria, sua viscosidade aumenta e, conforme o óleo hidráulico fica mais quente, sua viscosidade diminui.

O desempenho do óleo hidráulico também muda à medida que se degrada com o tempo. Isso significa que a forma como o óleo em uma máquina se move e lubrifica sempre será totalmente diferente do dia 1.

Isso também significa que o processo de sua máquina de moldagem pode precisar ser ajustado periodicamente ao longo do dia.

Os controles da máquina de moldagem hidráulica padrão são considerados “circuito aberto” porque enviam sinais às válvulas para ajustar as pressões, mas não têm controle direto sobre os movimentos físicos da máquina e, portanto, não podem fazer todos os pequenos ajustes que são totalmente elétricos máquina pode fazer em tempo real.

Todas as máquinas injetoras elétricas são consideradas como tendo controles de “circuito fechado” porque controlam todos os movimentos com giros de engrenagens físicas de seus servo motores, e têm a capacidade de monitorar e controlar constantemente suas posições e velocidades com uma tolerância muito estreita, independentemente do condições ambientais.

Esta é a diferença entre os controles de “malha fechada” e “malha aberta”.

4) Alta velocidade

máquina injetora elétrica

Movimentos Simultâneos

Toda máquina injetora elétrica têm vários servo motores elétricos. Esses motores são acoplados a polias e correias que atuam em mecanismos de fuso de esferas que atuam nos movimentos das funções, ou seja, abertura e fechamento da placa.

A capacidade que todas as máquinas elétricas têm de fazer movimentos compostos (atuando em várias funções ao mesmo tempo) é uma das razões pelas quais as máquinas elétricas muitas vezes produzem reduções no tempo de ciclo em comparação com as máquinas de moldagem por injeção híbridas e convencionais.

Você pode “ejetar instantaneamente” ou ejetar suas peças antes de abrir o molde completamente e pode começar a recuperar o parafuso enquanto abre e fecha o molde. As máquinas de moldagem por injeção hidráulica só podem lidar com um movimento de cada vez, porque normalmente têm apenas um circuito de pressão hidráulica para acionar os movimentos.

Isso se torna uma grande virada de jogo para muitos moldadores quando decidem avançar para todas as máquinas de moldagem por injeção elétrica.

Torque instantâneo da injetora

Todos nós sabemos que os carros elétricos obtêm sua velocidade imensa com o torque instantâneo de seus motores elétricos, e o mesmo vale para a máquina injetora elétrica.

Eles têm movimentos lineares instantâneos de nossos servo motores elétricos CA e podem atingir velocidades de injeção de até 800 mm por segundo, e também podem ter velocidades de injeção multi-etapas com nossos servo motores CA de alta saída e alta resposta.

5) Avanços tecnológicos da máquina injetora elétrica

máquina injetora elétrica

Extremamente confiável

Todas as máquinas injetoras elétricas são as mais confiáveis dos diferentes tipos de máquinas injetoras. Isso ocorre porque, ao contrário das máquinas de moldagem por injeção hidráulica padrão e máquinas de moldagem por injeção híbridas que foram projetadas há muitas décadas.
E geralmente são mais voltadas para uma faixa de preço mais baixa, todas as máquinas de moldagem por injeção elétrica normalmente usam tecnologias de ponta disponíveis.

Todas as máquinas injetoras elétricas também são muito silenciosas durante o funcionamento, e a maioria funciona a 70db ou menos. Isso significa que seus funcionários não são obrigados a usar proteção auditiva ao operar as máquinas.
Você não terá óleo, menos manutenção, mais precisão, maior repetibilidade, economia de energia.

Um ambiente de trabalho muito mais silencioso e uma máquina que é mais fácil de manter para continuar operando a produção.

Recursos automatizados

Com todas as máquinas de moldagem por injeção elétrica, você não terá problemas de válvula emperrada, problemas de degradação da qualidade do óleo, flutuações de processo de temperatura ambiente e bombas barulhentas.

No molde, prevenção da rotação do parafuso a frio para evitar o erro de girar acidentalmente o parafuso de injeção quando o plástico ainda está frio e solidificado pela máquina estar ociosa.

A maioria das máquinas terá um sistema de lubrificação centralizado ou sistema de lubrificação de automação para bombear graxa automaticamente para o barras de ligaçã. Elos de alternância, guias lineares e outros locais onde a lubrificação é necessária.

Assim, enquanto o reservatório ou cartucho de graxa estiver cheio, a máquina de moldagem por injeção graxa automaticamente as áreas que precisam de lubrificação. Com base no número de ciclos completos.

Quando os níveis de graxa estão baixos, algumas máquinas possuem sensores para alertar que o nível do reservatório de graxa ou do cartucho está baixo. Assim, ela pode lembrar sua equipe de manutenção para reabastecer a graxa ou trocar o cartucho.

Agora que já conferiu um pouco sobre seus benefícios, confira também nosso artigo sobre como funciona uma máquina injetora de plástico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × cinco =