O que falta para a Indústria 4.0 no Brasil se tornar uma realidade?

Em 2006, (isso mesmo, 2006) a Alemanha realizou a final da Copa do Mundo em um estádio que tinha apenas DOIS funcionários. O que isso significa? Que o conceito de Indústria 4.0 já é uma realidade na Europa há muito tempo, também já é realidade nos EUA.

Você deve estar se perguntando: Mas e o Brasil?

Bom, este segundo semestre de 2018 talvez seja o melhor momento para a indústria brasileira dar esse passo em direção à quarta revolução industrial. Continue lendo e entenda o motivo.

 

Final da Copa do Mundo 2006 X Indústria 4.0

Durante a copa do mundo de 2006 na Alemanha, tudo funcionou perfeitamente bem, inclusive durante esta partida, quando bilhões de pessoas estavam de olho no campo.

Não se trata de uma , mas de tecnologia de ponta: o estádio Olympiastadion, em Berlim, tem capacidade para mais de 74 mil espectadores, é um exemplo de Indústria 4.0, em que todos os sistemas, desde iluminação, ar condicionado, abertura e fechamento de portões, entre outros, são automatizados e integrados.

 

A Indústria 4.0 no Brasil

Em 2018 no Brasil, já estão previstos até dezembro, diversos eventos, feiras, palestras e workshops sobre a Indústria 4.0, isso mostra que, por aqui esse assunto ainda é muito novo.

Algumas empresas brasileiras já estão com projetos da indústria 4.0 se concretizando, mas para que a quarta revolução industrial se concretize em nosso país, precisamos ajeitar algumas coisas, como aumentar a mão de obra técnica especializada, ofertas de serviços de tecnologia e principalmente preparar os funcionários da empresa para esse novo cenário.

O 2º semestre de 2018 talvez seja o melhor momento para o Brasil e suas indústrias darem esse passo em direção à indústria 4.0. Isso porque o segundo trimestre foi muito devagar para as indústrias brasileiras, efeito da greve dos caminhoneiros, que afetou as empresas em diversos pontos.

A automação nas indústrias proporciona custos mais baixos, maior eficiência e produção das máquinas e equipamentos, mais previsibilidade em relação a problemas em geral nas máquinas, além de disponibilizar relatórios detalhados e precisos. Visto que muitos países já estão investindo nessa automação das indústrias (indústria 4.0), a indústria brasileira pode perder competitividade caso não acompanhe o ritmo.

Um dos caminhos para que o Brasil alcance a 4ª revolução industrial é a introdução de projetos da Indústria 4.0 nas empresas de pequeno porte, pois o investimento de dinheiro e tempo para tornar as plantas fabris é mais baixo que o de grandes empresas.

Além disso tudo, por terem estruturas mais enxutas, também é possível inovar de forma mais rápida e cada vez mais, facilitando muito mais a adaptação de suas equipes aos novos processos da indústria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + dois =